A importância de uma área de qualidade e auditoria no Jurídico das empresas.

Por: Dr. Sylvio Augusto

 

Tenho visto ao longo dos anos uma grande evolução no mercado brasileiro, atrelado a relação de consumo, bem como diversas movimentações feitas por empresas para tentar diminuir a entrada de eventuais ações judiciais.

Muitos Presidentes /Diretores, até mesmo Gestores de empresas tentam ajustar os produtos antes de ir para prateleira, outros até tentam amarrar as arestas através de contratos confusos ou mal redigidos, mas esquecem de olhar para o todo, observar cada detalhe, desde sua criação até o ponto de venda.

Esquecem inclusive de envolver o Jurídico da empresa para avaliar eventuais riscos inerentes antes da homologação do produto.

Ao longo desses 21 anos à frente de uma grande empresa, tenho visto que algumas empresas até envolve o jurídico sobre determinado produto, no entanto, pela grandeza da empresa e quantidade de profissionais envolvidos, às vezes por interesses pessoais e desconhecidos, esquecem de atrelar esta atividade a uma célula do jurídico neutra que poderá avaliar tais questões de forma diversa.

Diante desta certeza e pela deficiência que existe nas empresas em relação aos citados problemas que citei acima, principalmente em relação às questões ligadas à credenciamento e descredenciamento de escritórios, contratos celebrados com prestadores de serviço, eventuais erros processuais e de procedimentos, trago ao mercado algo novo que poderá aumentar a qualidade nos processos internos do jurídico e diminuir eventuais riscos atrelado as auditorias internas e independentes, transformando os processos internos em algo que não dará margem a qualquer desconforto, trazendo para o negocio a transparência almejada.

 

Dr. Sylvio Augusto Silva Júnior

Especialista em Direito Imobiliário e Condominial pela FMU;

Especialista em Direito Empresarial pela FGV;

Especialista em Direito Processual Civil pelo Mackenzie;

MBA EXECUTIVO pela Business School de São Paulo;

MBA EXECUTIVO pela Universidade Politécnica de Catalunya;

Coordenador Jurídico da QAJ (Qualidade e Auditoria Jurídica), Gestão Estratégica e Escrow do Jurídico do Banco Santander;
Autor de alguns artigos relacionados a condomínio, consumidor e processo civil;

Como destaque possui em seu currículo entrevistas concedidas a Rede Globo de Televisão – Programa É de Casa e Rede Bandeirantes de Televisão sobre problemas de condomínio e consumidor, bem como palestras no Creci SP

Proprietário da IGMR ASSESSORIA JURÍDICA

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável