Entidades da advocacia convidam para a missa em louvor ao padroeiro da classe

Reunidas em reverência ao padroeiro da classe, a Seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) convidam a advocacia para a tradicional missa em homenagem a Santo Ivo, que será celebrada no próximo dia 18 de maio, às 19h00, na Igreja que leva seu nome, localizada no Largo da Batalha, no bairro do Ibirapuera.

Com reconhecida dedicação  aos mais pobres, o francês Yves Hélory de Kermartin, que viria a se tornar santo na fé católica, traçou um caminho em defensa irrestrita dos direitos humanos e, assim, acabou patrono dos advogados. Nasceu em 17 de outubro de 1253, perto de Tréguier, na baixa Bretanha, na França. Recebeu o título de “advogado dos pobres” por sua solidariedade aos mais humildes. Uma de suas frases mais lembradas é: “Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente”.

Filho do lorde Helory de Kermartin e de Azo Du Kenquis, no seio de uma família da pequena nobreza, com apenas 14 anos de idade foi estudar Teologia na Universidade de Paris, onde foi aluno de São Tomás de Aquino. Em 1277, mudou-se para Orléans onde se formou em Direito Civil e Direito Canônico, voltando posteriormente para a Bretanha. Atuava em todo tipo de litígio, contratos, heranças, casos matrimoniais, menos em processos criminais.

Faleceu em 1303, aos 50 anos, de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde é objeto de devoção dos fiéis. Sua festa como santo é comemorada na data do falecimento, 19 de maio. Foi canonizado pelo Papa Clemente VI, em 1347, a pedido de bispos e autoridades civis.

Serviço

Evento: Missa em louvor a Santo Ivo
Data: 18/05 – 19h00
Local: Igreja de Santo Ivo –  Largo da Batalha, nº 189, Ibirapuera – SP
Fonte: OAB SP

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável