Últimas

Guardador de carros de 64 anos presta prova do Enem em busca de vaga em curso de Direito

José Carlos Alves trabalha vigiando carros durante o dia e se preparou para o exame estudando seis horas por dia.

Dividido em duas fases, mais de sessenta mil estudantes da região fizeram neste domingo (12) a segunda etapa do Enem. Entre os candidatos – a maioria jovem – estava José Carlos Alves, de 64 anos, que sonha em cursar Direito e se preparou para o exame estudando seis horas por dia após trabalhar como guardador de veículos.

José Carlos é cuidador de carros durante o dia em São José dos Campos e suas noites foram dedicadas aos estudos em um pequeno quarto alugado da cidade. Ele chegou a prestar o Enem em 2012, aos 59 anos, e foi aprovado para estudar em Juiz de Fora (MG), mas não pode realizar o sonho de cursar Direito devido às condições financeiras.

“Sempre tive vontade de fazer Direito, para ajudar os excluídos, para que eles tenham direito pleno. Quero trabalhar na Defensoria talvez, ser um advogado de sucesso. Enquanto eu tiver vida, quero tentar realizar meu sonho”, explicou José Carlos.

José Carlos espera que sua realidade sirva de motivação para os jovens que disputam uma vaga nas faculdades do Brasil. Todo material de estudo foi adquirido ao longo do tempo com seu faturamento nas ruas da cidade.

Apesar do nervosismo, todo esforço valeu a pena para o guardador de carros, e o apoio da família é fundamental para estar em breve no mercado de trabalho, ajudando pessoas com vulnerabilidade social.

“A gente fica ao mesmo tempo alegre e também com aquele friozinho na barriga, eu falo que é igual primeiro casamento, aquela expectativa enorme, mas no final dá tudo certo”, disse.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável