Minas e energia debate questões relacionadas à mineração no Maranhão

A Comissão de Minas e Energia debate nesta quarta-feira (4) cessões parciais de permissão de lavra garimpeira e concessão de direito minerário no estado do Maranhão. De acordo com o deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), o debate foi proposto para avaliar denúncias de irregularidades feita à Comissão pela Central das Cooperativas Associadas da Província Mineral do Oeste Maranhense.

“Segundo o denunciante, desde o início dos trabalhos da empresa Mineração Aurizona, as cooperativas de garimpeiros estabelecidas na região há mais de 80 anos têm sofrido prejuízos de grande monta, fato que vem se agravando sistematicamente, na mesma razão que as faixas de terras destinadas à referida empresa crescem”, explica o parlamentar.

Jhonatan de Jesus entende tratar de questão delicada, uma vez que envolve comunidades carentes formada por trabalhadores que se organizaram em cooperativas e suas famílias.

Estão entre os convidados, entre outros:
– o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia (MME), Vicente Humberto Lôbo Cruz;
– o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca; e
– presidente da Central das Cooperativas Associadas da Província Mineral do Oeste Maranhense, Raimundo Benigno Moreira.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável