Últimas

OAB Caraguatatuba comemora 40 anos

O crescimento da advocacia em Caraguatatuba (170 km da capital) acompanhou o processo de desenvolvimento da cidade. Em 1977, quando foi fundada a 65ª Subseção da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, havia pouco mais de uma dezena de advogados no município. Durante a solenidade (29/09) de comemoração dos 40 anos da OAB Caraguatatuba, 29 novos advogados receberam suas carteiras profissionais e agora integram o grupo de quase 600 inscritos na Subseção do litoral norte. Nesse período de quatro décadas, a população do município cresceu de aproximadamente 30 mil para 115 mil habitantes.

A importância da data para a OAB SP foi traduzida pela presença do presidente da Secional, Marcos da Costa, acompanhado de Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente; Caio Augusto Silva dos Santos, diretor-geral; e Ricardo Toledo Santos Filho, tesoureiro. “Parabéns aos novos colegas que recebem suas carteiras em data tão especial, tenham orgulho e sucesso na profissão que escolheram. Parabéns à advocacia de Caraguatatuba pelo aniversário desta importante Subseção que segue na vanguarda da defesa da advocacia e da cidadania”, ressaltou Marcos da Costa.

“Quero agradecer todos os ex-presidentes desta casa e compartilhar o prazer de celebrar os 40 anos da OAB Caraguatatuba. São quatro décadas de esforço coletivo para representar e defender a advocacia e a cidadania. Desejo que venham mais 40, 80, 100 anos da nossa Subseção: viva a OAB, viva Caraguatatuba”, comemorou Carlos Felipe Tobias, presidente da Subseção. Ele ainda agradeceu aos diversos dirigentes de locais, aos conselheiros Secionais da região e aos membros da diretoria Secional pela dedicação às causas da advocacia.

O ex-presidente mais antigo presente nessa cerimônia, Luiz Carlos de Oliveira, disse estar contente em ver novos advogados recebendo as suas carteiras em data tão especial. “Cada nova geração da advocacia continua a carregar o bastão, levando a nossa profissão adiante, com ética e defesa da classe”, elogiou. Ele tem 42 anos de carreira e viu o nascimento da Subseção que presidiu de 1991 a 1994. Além de Luiz Carlos de Oliveira, outros ex-presidentes da Subseção foram homenageados: Eliane Ines Santos Pereira Dias (1995-1997), Diones Bastos Xavier (1998-2000), Hamilton Marcondes Sodre (2001-2003), Almir Jose Alves (2004-2006), Maria Regina Rapoli Correa (2007-2009), Gislayne Macedo Minato (2010-2012) e Pedro Luiz Da Silva (2013-2015).

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo faz parte da história de 40 anos da Subseção de Caraguatatuba. Falando em nome presidente da CAASP, Braz Martins Neto, Fábio Romeu Canton Filho, ex-presidente da entidade, destacou a importância da Caixa para o dia a dia da advocacia, com a atenção aos advogados carentes, as campanhas de saúde, as livrarias e as farmácias, além de parcerias que proporcionam descontos para a compra de computadores, por exemplo.

A mesa diretora composta para essa solenidade ainda contou com Silvia Regina Dias, José Pablo Cortes, José Hélio Marins Galvão Nunes e Luiz Augusto Rocha de Moraes, conselheiros Secionais; demais membros da Subseção de Caraguatatuba, Leslie Fernanda Conceição Silva Huttner Borges (secretária-geral), Roberto Rodrigues de Carvalho (secretário-adjunto) e Glaucia Regina Trindade (tesoureira); AllanTripac dos Santos, secretário-adjunto da administração municipal de Caraguatatuba; Ayrton Vidolin Marques Júnior, juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba; Valéria Candido Peres, juíza titular da Vara do Trabalho da Comarca de Caraguatatuba.

O trabalho não pode parar
No dia seguinte à celebração, o presidente da OAB SP permaneceu em Caraguatatuba para participar de uma reunião de trabalho do Colégio de Presidentes de Subseções do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Reunido com presidentes e representantes de 17 Subseções, Marcos da Costa ressaltou a importância da formação desses Colégios, o que fortalece a atuação da entidade de classe em favor da advocacia e da cidadania. Ele ainda renovou o convite para que a advocacia da região participe da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, de 27 a 30 de novembro, em São Paulo. O secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, acompanhou os trabalhos.

As Subseções de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba compõem o Colégio coordenado por Thiago Penha de Carvalho Ferreira (Ubatuba). Um encontro anterior dos presidentes dessas Subseções com a diretoria da OAB SP foi realizado em julho, na sede da Secional. Alguns pontos foram retomados para a atualização de conquistas e determinação de novas ações como a luta pela presença obrigatória dos advogados nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) e a batalha em relação à discriminação dos advogados no acesso aos fóruns, com a revista eletrônica restrita aos profissionais.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável