Osasco homenageará o prefeito Hirant Sanazar

image

 

No dia 5 de outubro, às 19 horas, acontecerá uma Sessão Solene, em celebração ao “Cinquentenário da Recondução de Hirant Sanazar ao cargo de primeiro prefeito de Osasco”.

O evento, realizado pela Câmara Municipal por solicitação da Comissão Municipal da Verdade, também será em desagravo aos vereadores da cidade que foram coagidos pelo Regime Militar da época.

Com o apoio da Prefeitura de Osasco, a Sessão Solene de reempossamento simbólico de Hirant Sanazar acontece na Sala Osasco, na Av. Bussocaba, 300, Vila Campesina.

De acordo com a Comissão, o objetivo do evento é oferecer uma reparação moral ao primeiro prefeito de Osasco, pois foram apuradas graves violações à ordem constitucional pelo regime, que, de maneira ilegal e arbitrária, deteve o então prefeito de Osasco, Hirant Sanazar, e praticamente todos os vereadores da Câmara Municipal de Osasco, no ano de 1964, quando teve seu mandato interrompido em virtude de um IPM (Inquérito Policial Militar).

Na época, o Regime Militar só ordenou a liberação dos vereadores com a condição de que votassem pela não ocupação do cargo de prefeito (vacância), dando posse ao vice-prefeito. Segundo a Comissão da Verdade, com esta Sessão Solene a cidade de Osasco fará justiça ao seu primeiro prefeito, 50 anos após essa decisão ser considerada arbitrária.

Fonte: Câmara Municipal de Osasco

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável