Palestra do Procurador-Geral abre Ciclo de Estudos Jurídicos da UNIFIEO, em Osasco

 

!PORTAL.wwpob_page (2)Uma palestra do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, abriu nesta terça-feira (13/10), a programação noturna do XLV Ciclo de Estudos Jurídicos do Centro Universitário UNIFIEO, mantido pela Fundação Instituto de Ensino de Osasco.  Cerca de 250 pessoas, entre alunos e professores do Curso de Direito assistiram à exposição, que teve como tema “O Ministério Público e a Sociedade”.

Na palestra, o Procurador-Geral explicou como o Ministério Público atua na defesa do regime democrático, da ordem jurídica, e dos interesses sociais e indivi

duais indisponíveis. “O MP é uma instituição independente dos poderes do Estado, mas inteiramente dependente da sociedade”, afirmou Márcio Elias Rosa. Ele enfatizou que a instituição é comprometida “única e exclusivamente com a sociedade civil” e que atua de modo a interferir positivamente na vida das pessoas.

 

!PORTAL.wwpob_page

Isso é feito, explicou, por meio do controle das políticas públicas, do controle externo da atividade policial, no combate ao crime, na proteção dos direitos difusos e coletivos, e em tantas outras atividades desenvolvidas pelos membros do Ministério Público com atuação em todo o estado.

Destacou que o MP busca o equilíbrio entre as instituições naturais – família, instituições de ensino e mercado -, a fim de garantir que nenhuma se sobressaia sobre as demais.

Márcio Elias Rosa também lembrou que o Brasil vive hoje o maior período de estabilidade democrática de sua história e apontou que o único caminho para a nação superar a crise política e econômica que atravessa é o da via democrática. “Com instituições fortalecidas, imprensa livre e o Ministério Público funcionando com autonomia e independência”, observou.

Na opinião do Procurador-Geral, “talvez ainda falte para o Brasil uma ideia de Nação” e há, também, a necessidade de se firmar um compromisso intergeracional para a garantia de um futuro mais promissor à sociedade brasileira.

Prestigiaram a palestra o Reitor da UNIFIEO, José Cássio Soares Hungria, Procurador de Justiça aposentado; o Coordenador do Curso de Direito, Professor Fernando Pavan Baptista; o decano, Professor Antonio Sérgio Pacheco Mercier; os Professores do Centro Universitário e Procuradores de Justiça Paulo Mário Spina, Arthur Medeiros Neto, Newton Silveira Simões Junior e Clilton Guimarães dos Santos, entre outros membros do corpo docente.

 

!PORTAL.wwpob_page (1)

A palestra do Procurador-Geral de Justiça foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da UNIFIEO.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável