Últimas

Projeto no Senado propõe título de ‘Capital Nacional do Morango’ a Atibaia

Um projeto de lei em tramitação no Senado, que dar a Atibaia (SP) o título de Capital Nacional do Morango. A proposta foi aprovada nesta semana e aguarda o prazo para emendas, para seguir para sanção presidencial. Com o título, a cidade passará a ter prioridade no acesso a recursos federais na área de infraestrutura para o turismo e promoção cultural.

A cidade é um dos principais polos produtores da fruta no país e dona da maior produção do estado. Além disso, Atibaia é reconhecida por ter um morango considerado de qualidade, plantado nos 100 hectares de terra destinados ao cultivo no município – nessa área são plantados cerca de um milhão de pés de morango ao ano.

O deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), autor do projeto, explica que o objetivo é que o Governo Federal reconheça o trabalho desenvolvidos pelos produtores de Atibaia.

“A intenção, além de ser instrumento para alavancar o turismo, é incrementar a economia de Atibaia e da região, atraindo novos investidores nacionais e internacionais”, disse o deputado, por e-mail.

A Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, no Campo dos Aleixos, evento nos meses de junho e julho; e atradicional Festa das Flores e Morango, em setembro, são eventos que atraem milhares de turistas a Atibaia e representam aos produtores rurais e comerciantes da cidade oportunidade de negócios.

Para a Associação de Flores e Morangos de Atibaia, poder receber esse título é motivo de orgulho para a cidade. “A gente considera muito positivo título, porque a cidade tem essas características. Estamos torcendo para que o trâmite seja rápido e que dê tudo certo. Vai ajudar muito e poderemos atrair ainda mais turistas”, contou o presidente da associação Oswaldo Mazieiro.

A Prefeitura de Atibaia informou que incentiva os produtores de morango de Atibaia a obterem frutas de qualidade. Uma das iniciativas oferece, por meio de doação, mudas para plantio do morango.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável