Quatro mil militares do Exército fazem treinamento em nove cidades do Vale

Exercício a partir desta terça-feira (21) envolve militares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Quatro mil militares do Exército participam a partir desta terça-feira (21) de um treinamento em nove cidades do Vale do Paraíba. As ações terão início às 9h40, do Comando de Aviação do Exército (Cavex), em Taubaté, e seguem até o próximo dia 30. Os militares são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

De acordo com o General de Divisão, Eduardo Diniz, a 22ª edição do Exercício Agulhas Negras tem como objetivo exercitar a tropa e manter o estado de prontidão para operações ofensivas e defensivas. A atuação de militares deste contingente em ações como as que ocorreram no Rio de Janeiro nos últimos meses não estão descartadas.

“Esse adestramento serve para treinar todo o sistema. É o momento em que analisamos o funcionamento de cada batalhão, de cada brigada. Não eram frequentes antigamente, mas vimos que são importantes para que os militares estejam preparados para evitar problemas e situações. A previsão é que a atuação lá [Rio de Janeiro] aconteça com as tropas que já estão lá, por enquanto. O Exército está sempre pronto para atuar em qualquer necessidade e a nossa tropa sempre acorre para essas necessidades”, disse.

Os militares são de 35 unidades do Exército e vão treinar em Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, além de Taubaté.

Entre os equipamentos que serão utilizados pelos militares estão helicópteros, blindados, fuzis e metralhadoras. As atividades vão ocorrer ao longo do dia e ainda haverá transposição de curso d’água, em que blindados, tropas e material logístico atravessam o Rio Paraíba.

Nesta atividade, a engenharia do Exército vai montar balsas e passadeiras para que tropas, viaturas, blindados (Urutu e Cascavel) e material logístico consigam transpor o Rio Paraíba.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável