TJSP instala “Cartório do Futuro” em Campinas

A Comarca de Campinas recebeu a sua primeira Unidade de Processamento Judicial (UPJ). Conhecida como “Cartório do Futuro”, a UPJ abrange da 1ª até a 4ª Vara da Família e das Sucessões. Além de unificar os cartórios, o modelo adota nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. A solenidade de instalação contou com a presença de três integrantes do Conselho Superior da Magistratura, os desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti (presidente do Tribunal de Justiça), Manoel de Queiroz Pereira Calças (corregedor-geral da Justiça) e José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano).

Ao fazer uso da palavra o juiz Venilton Cavalcante Marrera, da 3ª Vara da Família e das Sucessões, destacou os benefícios da unificação. “As antigas seções processuais transformam-se em equipes com gestores e atribuições específicas: equipe de atendimento ao público; equipe de processos físicos; equipe de movimentação dos processos digitais e equipe de cumprimento dos processos digitais. As varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem, como efetivamente recebemos, reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização dos atos decisórios (despachos, decisões e sentenças), além de outras atividades do processamento digital.”

Durante a cerimônia, o juiz diretor do fórum e da 4ª Região Administrativa Judiciária e titular da 1ª Vara da Vara da Família e das Sucessões, Luiz Antonio Alves Torrano, ao presentear o presidente Paulo Dimas com uma placa, enumerou os benefícios advindos para a Comarca de Campinas.

Segundo o CGJ, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, a eficiência e a justiça rápida que atenda aos comandos jurisdicionais obtidas nas UPJs devem ser consideradas políticas institucionais. “O Cartório do Futuro tem mostrado êxito retumbante e digo isso porque comecei em cartório como escrevente na Comarca de Lins.“

Para o prefeito Jonas Donizette, Campinas se sentia honrada em receber essa inovação. “Nosso lema é a força da inovação e em um momento de contenção financeira temos que buscar fórmulas simples, boas e que tragam resultados.“

Ao encerrar a solenidade, o presidente Paulo Dimas agradeceu a homenagem recebida, elogiou o empenho dos magistrados de Campinas que se entusiasmaram com o modelo da UPJ, destacou o trabalho dos juízes, servidores, estagiários, terceirizados e conciliadores que atuam na comarca. “O presidente é apenas o coordenador ocasional dessa grande equipe. Recebo a homenagem em nome dessa equipe que continua com os seus sonhos voando nas asas silenciosas dos nossos ideais.“ Paulo Dimas também destacou os benefícios que a UPJ trará às Varas da Família e das Sucessões de Campinas informando que, até o final de sua gestão, todas as Regiões Administrativas Judiciárias terão suas Unidades de Processamento Judicial.

Sobre André Luiz Badaró

Diretor Executivo e Jornalista Responsável